NCE – EMPRESA PIONEIRA EM CAE NO BRASIL, COM 44 ANOS DE AÇÃO NA ÁREA, LANÇA PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO EM CAE COM APOIO DA SIEMENS DISW

 

Um pouco da nossa história

 

A rigor, a história do NCE começou na década de 70, quando o seu fundador e atual Diretor Geral, Prof. Dr. Avelino Alves Filho, começou a trabalhar com Elementos Finitos nas aplicações em Estruturas de Navios e Oceânicas.

Ainda não estavam disponíveis os recursos da computação gráfica como auxílio à chamada Tecnologia CAE . Nesse período, os Modelos em Elementos Finitos eram gerados no papel – à mão – para posterior digitação e preparação de dados de entrada em cartões para processamento em computadores de grande porte. Desde esse período até hoje, com a “evolução” dos atuais recursos da computação gráfica – que temos utilizado intensamente, tivemos a felicidade de trabalhar com aplicação praticado Método que incluem Estruturas Oceânicas, Navios, Veículos Rodoviários e Ferroviários, Componentes Mecânicos e diversas aplicações da Mecânica Estrutural. Entretanto, é notá­vel que, apesar das facilidades gráficas introduzidas, a essência do Método continua a mesma.

Na década de 1970, não existiam recursos visuais que pudessem vender a imagem da Tecnologia CAE como uma ferramenta mágica, e o engenheiro utilizava o Método dos Elementos Finitos ciente de que a sua utilização era apoiada em uma base conceitual. Devido a apelos de marketing, as facilidades gráficas disponíveis levaram, muitas vezes, à apologia de que a aprendizagem dos comandos do programa é suficiente para a solução da maior parte dos problemas de engenharia, criando uma cultura mais voltada para a forma do que para a essência da solução dos problemas. Muitas decepções no uso dessa ferramenta de análise decorreram desse enfoque equivocado. As formas, os processos de “conversar” com os programas se modificam, mas a essência; os conceitos permanecem.

Um dos pontos mais importantes que contribui comprovadamente para o sucesso e progresso no uso dos recursos de CAE, e que tivemos a oportunidade de verificar nesses anos trabalhando na área, está relacionado aos conceitos fundamentais obrigatórios na utilização da tecnologia CAE.

As formas e os processos dos quais o usuário dispõe para definir os modelos no computador surgem e morrem; podem ser mais rápidos a cada dia, em função das tecnologias gráficas cada vez mais poderosas. No entanto, é importante observar, sempre que dispuser de uma ferramenta gráfica poderosa mas sem base conceitual que pode ser o caminho mais rápido para obter uma resposta errada.

Por isso, o NCE mantém a sua essência desde as suas ações pioneiras agregadas na década de 70 no uso do CAE. O NCE faz parte da história do uso do CAE no Brasil.

PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA CAE

 

PLANO DE TRABALHO

A implantação de uma Metodologia criada pelo NCE de Aplicação do MEF em Análise Estrutural, introduz Módulos Fundamentais que possibilitem a criação da base para o desenvolvimento dos trabalhos em problemas pertinentes ao escopo de atuação das empresas. Temos assim os Módulos de teoria, os Módulos de Aprendizado do manuseio do software à luz da Teoria, e os Projetos Piloto visando aplicações práticas do cliente. Abaixo é apresentada uma visão geral da Implantação da Tecnologia CAE.

A Cada um dos cursos de 40 horas, o participante recebe o Certificado. Efetuando todos os módulos, o participante recebe o Certificado Geral de todos os módulos de CAE e também os livros de Estática, Dinâmica e não-Linear são entregues durante os respectivos cursos. No curso de Fadiga e de software a apostila correspondente.

Os participantes dos cursos receberão por um prazo de 90dias os software FEMAP WITH SIMCENTER NASTRAN para aplicar os conceitos dados nos cursos.

MÓDULOS CONCEITUAIS

MEF1 – Análise Estática e Formulação dos Elementos

MEF2 –  Análise Dinâmica

MEF3 – Análise Não Linear

MEF4 – Fadiga para Engenheiros

MEF5- Software – Em complemento aos conceitos!

 

Cobrem os CONCEITOS FUNDAMENTAIS OBRIGATÓRIOS NA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA CAE. Aplicam-se aos estudos das Análises Estáticas Lineares, Análises Dinâmicas, Análises não Lineares e Fadiga. Cada uma destas aplicações é abordada em um curso formativo específico. Muitos profissionais que iniciam suas aplicações nesta área encontram dificuldades na utilização da tecnologia CAE. Essas dificuldades advêm do fato de que o aprendizado de uso do software é feito sem conhecimento satisfatório do Método dos Elementos Finitos, confundindo-se o aprendizado de manuseio de programas com o conhecimento do Método dos Elementos Finitos.

Justifica-se, portanto, a filosofia de abordagem:

1 .SE O ENGENHEIRO NÃO SABE MODELAR O PROBLEMA SEM TER O COMPUTADOR, ELE NÃO DEVE FAZÊ-LO TENDO O COMPUTADOR

2 .Em visão oposta à anterior, o aprendizado é de tal profundidade em “técnicas matemáticas”, que após um longo curso puramente acadêmico, surge a pergunta: Como utilizar esse conhecimento na prática?  Em função desta abordagem surgem o temor e o desestímulo quanto à aplicação desse conhecimento.

O objetivo destes Módulos Conceituais é introduzir o embasamento conceitual fundamental visando posterior utilização e entendimento do software aplicativo.

Dentro desta abordagem, procuramos introduzir os conceitos do Método, complementados por exercícios de aplicação e exemplos práticos de Modelagem Estrutural executados ao longo de nossa vida profissional nos últimos anos (utilizando o MEF) em trabalhos de engenharia, com aplicações bi e tridimensionais.

Esta Metodologia tem-se revelado constituir uma visão equilibrada entre o conhecimento teórico necessário e a aplicação prática, sendo o ponto de partida para aqueles que pretendem se desenvolver nesta área.

O escopo deste curso é atingir o nível de conhecimento que permita ao profissional utilizar posteriormente os recursos do método utilizando o Sistema CAE em Aplicações Práticas.

Este curso já foi aplicado nas Empresas Embraer, Ford, Volkswagen, Iveco, MWM International Motores, Cummins Motores, Petrobrás, ZF do Brasil, Bosch, Grupo Randon, Amsted-Maxion, Maxion Componentes Automotivos, Guerra Implementos, Fiat, Elevadores Atlas-Schindler, MSC Software, LWT, etc.

A maior parte das empresas de engenharia já faz o uso das ferramentas computacionais (CAE) no desenvolvimento de produtos no seu dia-a-dia. O bom uso destas ferramentas é primordial para se obter os resultados com a confiabilidade necessária. Neste contexto, o profissional certificado possui um diferencial de mercado e destaca-se muito à frente dos demais. Vale lembrar que as empresas necessitam de resultados imediatos e não tem tempo para investir na capacitação e na curva de aprendizado do engenheiro. Inscreva-se na certificação do NCE e tenha o diferencial competitivo para este mercado competitivo e de grandes oportunidades.