O projeto piloto

6035d3_321b807a5ee04c9f8ac18dbdd62aedadNeste módulo, são estabelecidas as diretrizes que norteiam a abordagem de problemas do âmbito da Empresa, procurando estabelecer uma macrovisão dos problemas a serem resolvidos, sempre com a finalidade de introduzir um Desenvolvimento Metodológico, à luz dos conceitos fixados nos cursos conceituais e de software.

No sentido de consolidar a Tecnologia CAE, será efetuado um trabalho de suporte e acompanhamento do desenvolvimento da análise de produto(s) específicos(s) da empresa, com a finalidade de aplicar efetivamente o Método visando à obtenção de resultados práticos que tenham repercussão no produto final.

Considerando tais objetivos, é importante esclarecer a Natureza da Metodologia proposta, no sentido de criar condições para efetuar interpretações e análises para engenharia por parte do Grupo treinado. Sabemos que a aplicação dos recursos de CAE não se limita a uma simples aplicação de um ferramental de cálculo consubstanciado em um programa de Elementos Finitos.

Para fazer sentido e apresentar utilidade prática, o uso do Método dos Elementos Finitos deve ser feito pelo estabelecimento de um Procedimento Geral de Análise, fundamentado no que se pode chamar de Critério de Projeto. Neste, todas as hipóteses formuladas para a concepção do modelo de cálculo – relativa a cargas, condições de contorno, propriedades mecânicas do material, geometria da peça etc. – devem ser objetivamente estabelecidas, servindo como embasamento para delicada tarefa de interpretação dos resultados, de sorte a oferecer subsídios à consecução do objetivo determinado.

É dentro desses conceitos que se pretende introduzir a Metodologia de Trabalho, de forma que o grupo envolvido neste programa consolide o treinamento efetuado, participando ativamente da modelagem e análise por Elementos Finitos de Produtos do Âmbito da Empresa.

Esta etapa é fundamental, pois a Tecnologia CAE é parte integrante da Metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto, já que a análise acurada de tensões e, como consequência, o comportamento estrutural otimizado do componente dependem desse procedimento.

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