Cursos Conceituais
MEF 1 – ESTÁTICA (40 horas)
Baseado no livro ELEMENTOS FINITOS – A Base da Tecnologia CAE / Análise Estática
Este módulo é o alicerce para todas as aplicações de Elementos Finitos. Já que manusear softwares, sem ter os conhecimentos apresentados neste módulo, não é conveniente, ou de forma mais pragmática, é uma temeridade. Manusear uma ferramenta, sem saber os fundamentos que a suportam não faz sentido.
É garantia de futuros Recalls.
CONTEÚDO DO CURSO
- Introdução. Discretização de Sistemas Contínuos. Análise Matricial. Leis Fundamentais. Matriz de Rigidez. Exemplos.
- Matriz de Rigidez de Elementos Elásticos. Matriz de Rigidez de Estrutura a partir da Matriz dos Elementos. Generalização dos Passos da Análise Matricial. Exemplos.
- Extremidades articuladas de Barras. Matrizes de Transformação. Forças Internas no Elemento. Exemplos.
- Método Completo. Abordagem de Graus de Liberdade. Exemplos.
- Elementos de Viga. Juntas Rígidas. Método Geral para montagem de Matriz de Rigidez do Elemento. Funções de deslocamentos. Princípio dos Trabalhos Virtuais. Exemplos.
- Elementos de Viga (extensão). Aplicações em Pórticos.
- Elementos de Viga (caso geral). Deformação por Cisalhamento.
- Elementos Finitos Bi e Tridimensionais. Aspectos Conceituais de Modelagem. Exemplos.
- Elemento Triangular de Estado Plano de Tensões. Matriz de Rigidez. Abordagem Geral de Diversos Tipos de Elementos Finitos. Exemplos. Diversos tipos de elementos finitos de Estado Plano de Tensões. Diversos tipos de elementos finitos Sólidos. Elementos de Placa e Casca. Elementos de Estado Plano de Deformações. Elementos Axissimétricos. Elementos Lineares e Parabólicos. Elementos de Modos Incompatíveis. Comparação entre elementos de modos compatíveis e modos incompatíveis.
- Exemplos Práticos Complementares. Aplicações no software para verificar as formulações dos elementos finitos estudados e os resultados numéricos em testes de confiabilidade e convergência de elementos, com a finalidade de definir o tamanho adequado de malha para cada aplicação, servindo de procedimento geral de definição de tamanho de malha.
- Formulação isoparamétrica de Elementos Finitos. Definição de Jacobiano e consequente aplicação na geração da malha com a finalidade de evitar interrupções em processamentos, bem como entendimento do procedimento de integração numérica para controlar distorções e resultados inadequados no processo numérico. Interpolação do Campo de Deslocamentos e da Geometria do Elemento.
- Formulação Geral do Método dos Elementos Finitos para a Mecânica Estrutural, e definição das Cargas Nodais Equivalentes às Forças de Superfície e às Forças de Volume.
- Estudos de Casos Práticos para definir procedimento de engenharia na montagem de modelos e consequente passagem dos conceitos para a aplicação do dia a dia com o uso do software em casos reais.
Saiba mais – Quais são os cursos conceituais?